sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Escola Parque - Distrito Federal

Exemplos de gestão educacional inovadora no país. Assim estão sendo consideradas as cinco Escolas Parque localizadas no Plano Piloto. A Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF) adotou esse modelo escolar como uma forma pioneira de educação integral. Hoje, cerca de seis mil alunos estudam nessas instituições, que proporcionam, no horário oposto ao das aulas regulares, aulas de artes e educação física.

As Escolas Parque estão localizadas na Asa Sul (onde existem três unidades) e na Asa Norte (onde existem duas). Cada uma delas possui programa pedagógico coligado às orientações da Secretaria de Educação. Além disso, cada unidade parque é responsável por atender alunos das Escolas Classe situadas na vizinhança.

A Secretaria de Educação investe fortemente nas cinco Escolas Parque. De igual forma, segundo o diretor da Regional de Ensino de Brasília, Fábio Souza, além da Secretaria, o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) também investirá conjuntamente nas cinco unidades cerca de R$ 1,5 milhão. Esse dinheiro tem como objetivo garantir autonomia gerencial às escolas e às Diretorias Regionais de Ensino (DREs), oferecendo assim grandes possibilidades para colocar em prática projetos pedagógicos, administrativos e financeiros do GDF.

Para muitos alunos, como Nara Farias Preto, de 14 anos, a Escola Parque funciona de maneira complementar à Escola Classe. “Aqui temos disciplinas diferentes da escola regular, como artes visuais, cênicas, música e literatura, além de educação física. O espaço é ótimo e tem boa estrutura”, afirmou a aluna do 8º ano. Já para o estudante Matheus Carvalho, de 14 anos, a Escola Parque é importante para que o aluno não fique ocioso. “Muitos estariam aprontando na rua, se não estivessem aqui na Escola Parque” destacou.

As Escolas Parque da SQS 210/211, da SQS 313/314 e da SQN 210/211 atendem somente alunos das séries iniciais. Já as unidades da SQS 307/308 e da SQN 303/304 são para alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental.

A primeira e maior unidade do DF, a Escola Parque Brasília, que está localizada na 307/308 Sul, foi criada no ano da inauguração da cidade, em 1960, de acordo com a proposta formulada por Anísio Teixeira no Plano Educacional da nova capital. A ideia surgiu do caráter inovador da proposta educacional, que provocava mudanças significativas na instituição escolar.

A Escola Parque integra o complexo escolar que compõe o Centro de Educação Elementar e se destina ao atendimento dos alunos desse nível de escolarização. Essa nova escola foi concebida com funções bem mais amplas do que as atividades das escolas tradicionais e se estabelece como uma comunidade socialmente integrada, de modo a criar uma verdadeira experiência de vida para os alunos. O modelo da Escola Parque Brasília foi adotado de acordo com os moldes do Centro Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola Parque Bahia, primeiro centro de demonstração criado por Anísio Teixeira, em 1952, na cidade de Salvador (BA).

O arquiteto José Reis foi o responsável pelo projeto arquitetônico. Ele fazia parte da equipe de Oscar Niemeyer, e a escola foi criada com base no ordenamento urbanístico do Plano Piloto, proposto por Lúcio Costa. Hoje, após 50 anos de sua implantação, a Escola Parque Brasília tornou-se Patrimônio Cultural do Distrito Federal. Agora considerada patrimônio do DF, a Escola Parque Brasília torna-se referência para a identidade, a ação e a memória de diferentes grupos formadores de opinião da sociedade brasileira. Portanto, todas as Escolas Parque se tornaram uma contribuição histórica para a educação do DF. Assim, servem como modelos para outros estados da federação.

A área ocupada de 20.544m2 conta com um conjunto arquitetônico de três edificações: bloco principal, bloco de auditório e bloco das oficinas. Atualmente, são cerca de três mil alunos matriculados na instituição. Segundo a diretora Delaine Reis Veras, o tempo mostra que as Escolas Parque representam um êxito desta iniciativa pioneira. “As experiências deste modelo e, agora, da educação integral são sempre muito boas. O projeto deveria se estender a todas as regiões administrativas”, avaliou Delaine. Os históricos das Escolas Parque evidenciam o sucesso deste modelo educacional no Distrito Federal.

Fonte: http://www.educadoremfoco.com.br/?pg=desc-conteudos&id=229 



POSTADO POR: PATRÍCIA

Um comentário:

  1. Conheço a escola Parque 308 sul e literalmente é um exemplo de sucesso do Ensino Integral. É visível que a escola é bem estruturada, contudo o trabalho humano, isto é, da equipe pedagógica é bem articulado. Concordo que a infraestrutura é muito importante para a concretização do ensino integral em nosso país, contudo acredito que a formação dos professores deve andar junto. A experiência de construir esse blog me mostrou o quanto é importante ter professores bem capacitados para que o ensino de matemática seja bem quisto e consiga atrair a atenção de crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir