Exemplos
de gestão educacional inovadora no país. Assim estão sendo consideradas
as cinco Escolas Parque localizadas no Plano Piloto. A Secretaria de
Educação do Distrito Federal (DF) adotou esse modelo escolar como uma
forma pioneira de educação integral. Hoje, cerca de seis mil alunos
estudam nessas instituições, que proporcionam, no horário oposto ao das
aulas regulares, aulas de artes e educação física.
As
Escolas Parque estão localizadas na Asa Sul (onde existem três
unidades) e na Asa Norte (onde existem duas). Cada uma delas possui
programa pedagógico coligado às orientações da Secretaria de Educação.
Além disso, cada unidade parque é responsável por atender alunos das
Escolas Classe situadas na vizinhança.
A
Secretaria de Educação investe fortemente nas cinco Escolas Parque. De
igual forma, segundo o diretor da Regional de Ensino de Brasília, Fábio
Souza, além da Secretaria, o Programa de Descentralização Administrativa
e Financeira (PDAF) também investirá conjuntamente nas cinco unidades
cerca de R$ 1,5 milhão. Esse dinheiro tem como objetivo garantir
autonomia gerencial às escolas e às Diretorias Regionais de Ensino
(DREs), oferecendo assim grandes possibilidades para colocar em prática
projetos pedagógicos, administrativos e financeiros do GDF.
Para
muitos alunos, como Nara Farias Preto, de 14 anos, a Escola Parque
funciona de maneira complementar à Escola Classe. “Aqui temos
disciplinas diferentes da escola regular, como artes visuais, cênicas,
música e literatura, além de educação física. O espaço é ótimo e tem boa
estrutura”, afirmou a aluna do 8º ano. Já para o estudante Matheus
Carvalho, de 14 anos, a Escola Parque é importante para que o aluno não
fique ocioso. “Muitos estariam aprontando na rua, se não estivessem aqui
na Escola Parque” destacou.
As
Escolas Parque da SQS 210/211, da SQS 313/314 e da SQN 210/211 atendem
somente alunos das séries iniciais. Já as unidades da SQS 307/308 e da
SQN 303/304 são para alunos das séries iniciais e finais do ensino
fundamental.
A
primeira e maior unidade do DF, a Escola Parque Brasília, que está
localizada na 307/308 Sul, foi criada no ano da inauguração da cidade,
em 1960, de acordo com a proposta formulada por Anísio Teixeira no Plano
Educacional da nova capital. A ideia surgiu do caráter inovador da
proposta educacional, que provocava mudanças significativas na
instituição escolar.
A
Escola Parque integra o complexo escolar que compõe o Centro de
Educação Elementar e se destina ao atendimento dos alunos desse nível de
escolarização. Essa nova escola foi concebida com funções bem mais
amplas do que as atividades das escolas tradicionais e se estabelece
como uma comunidade socialmente integrada, de modo a criar uma
verdadeira experiência de vida para os alunos. O modelo da Escola Parque
Brasília foi adotado de acordo com os moldes do Centro Carneiro
Ribeiro, popularmente conhecido como Escola Parque Bahia, primeiro
centro de demonstração criado por Anísio Teixeira, em 1952, na cidade de
Salvador (BA).
O
arquiteto José Reis foi o responsável pelo projeto arquitetônico. Ele
fazia parte da equipe de Oscar Niemeyer, e a escola foi criada com base
no ordenamento urbanístico do Plano Piloto, proposto por Lúcio Costa.
Hoje, após 50 anos de sua implantação, a Escola Parque Brasília
tornou-se Patrimônio Cultural do Distrito Federal. Agora considerada
patrimônio do DF, a Escola Parque Brasília torna-se referência para a
identidade, a ação e a memória de diferentes grupos formadores de
opinião da sociedade brasileira. Portanto, todas as Escolas Parque se
tornaram uma contribuição histórica para a educação do DF. Assim, servem
como modelos para outros estados da federação.
A
área ocupada de 20.544m2 conta com um conjunto arquitetônico de três
edificações: bloco principal, bloco de auditório e bloco das oficinas.
Atualmente, são cerca de três mil alunos matriculados na instituição.
Segundo a diretora Delaine Reis Veras, o tempo mostra que as Escolas
Parque representam um êxito desta iniciativa pioneira. “As experiências
deste modelo e, agora, da educação integral são sempre muito boas. O
projeto deveria se estender a todas as regiões administrativas”, avaliou
Delaine. Os históricos das Escolas Parque evidenciam o sucesso deste
modelo educacional no Distrito Federal.
Fonte: http://www.educadoremfoco.com.br/?pg=desc-conteudos&id=229
POSTADO POR: PATRÍCIA
Fonte: http://www.educadoremfoco.com.br/?pg=desc-conteudos&id=229
POSTADO POR: PATRÍCIA
Conheço a escola Parque 308 sul e literalmente é um exemplo de sucesso do Ensino Integral. É visível que a escola é bem estruturada, contudo o trabalho humano, isto é, da equipe pedagógica é bem articulado. Concordo que a infraestrutura é muito importante para a concretização do ensino integral em nosso país, contudo acredito que a formação dos professores deve andar junto. A experiência de construir esse blog me mostrou o quanto é importante ter professores bem capacitados para que o ensino de matemática seja bem quisto e consiga atrair a atenção de crianças e adolescentes.
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