Para articular o ensino
da matemática com o universo do aluno, pode-se realizar uma Gincana
da da Matemática na escola. Tal evento, buscará motivar o aluno a
buscar apreender o conhecimento matemático. Dentro desta gincana
acontecerão diversas atividades, levando a acepção e compreensão
do conteúdo matemática; além da integração com o ambiente
escolar, pois além de promover a consolidação do ensino, estimula
as relações sociais entre os alunos.
Duas atividades que podem
ser realizadas são as seguintes:
ATIVIDADE 01: Autódromo humano
Número
de participantes: 1 representante de cada equipe
Material:
Dois
ou três dados.
Uma
malha quadriculada confeccionada sobre uma cartolina.
Marcadores
de cores diferentes.
Procedimentos:
Cada criança joga os dados, soma os valores e percorre a malha na
posição horizontal deixando seu marcador na local indicado. Vence o
jogo a criança que chegar mais rápido ao final da malha.
Início
|
Chegada
|
||||||||
ATIVIDADE 02: Jogo
das fichas
Material: Fichas com continhas.
Como
jogar: A classe será dividida em 2 grupos. Um aluno apresentará uma
ficha com o fato e outro aluno falará o resultado. Quem errar terá
que pagar prenda, cantar, fazer imitação, recitar, etc... Um aluno
de cada grupo irá marcando no quadro de acertos. Será vencedor o
grupo que conseguir maior número de acertos.
REFERÊNCIAS:
BATITUCI, G.; GONZÁLEZ, C. A
maneira Lúdica de Ensinar 1ª
série.
Editora Fapi. 2000.
POSTADO POR: PATRÍCIA
POSTADO POR: PATRÍCIA
Muito boa à ideia de trabalhar com a gincana, a competição incentiva os alunos à vontade de aprender, além de levar para sala de aula uma forma divertida de trabalhar com a matemática. Nós professores devemos buscar formas diferentes de abordar os conteúdos para que os alunos se sintam incentivados a estar na escola.
ResponderExcluir