sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Introdução

" A aprendizagem da matemática, trabalhada conforme as práticas sociais, supõe pensar um ensino de reflexão e de análise que comporta a produção de significados" (MORAES, 2013, p. 139). Haja vista que, o processo de ensino pode ser considerado como uma prática social, desse modo não pode acontecer de maneira mecanizada (CASTELLAR, 2013). Assim, é preciso tratar a aquisição de conhecimento como algo complexo e necessário para a construção de uma sociedade mais justa e menos estratificada. O ensino integral vem para preencher e remodelar essa lacuna no processo de ensino aprendizagem.
O processo de ensino e de aprendizagem dentro da modalidade integral pode tornar a Matemática uma disciplina mais atraente e desafiadora. Haja vista que, a “[...] educação usual tem privilegiado, na maior parte das vezes, que o processo de ensino seja deflagrado pelo professor” (BURAK, 2004, p. 03).
Dessa forma, um

[...] ensino de matemática voltado para a educação integral e integradora necessita pauta-se em metodologias que deem prioridade à elaboração, à observação, ao registro e à aplicação de estratégias para solucionar, comprovar, justificar e argumentar (MORAES, 2013, p. 130).


Nesse intuito, na Educação Integral e Integrada o ato de compartilhar favorece o estabelecimento de relações fortes e construtivas entre os alunos e o professor, na medida em que constitui uma mudança qualitativa no processo de ensino aprendizagem na disciplina de matemática e nas demais.
Entretanto, apesar de sua importância, a Matemática é considerada uma disciplina de difícil aprendizagem. Com base nisso, a adoção de atividades pedagógicas diferenciadas durante as aulas tornam o ensino da respectiva disciplina mais atraente e construtiva no cotidiano dos alunos. Para isso é necessário educar na"[...] na perspectiva da autonomia intelectual, moral, social, e afetiva, com base no exercício das relações de reciprocidade, que é uma propriedade das relações lógicas e quantitativas e, simultaneamente, das relações sociais e afetivas" (MORAES, 2013, p.141).


REFERÊNCIAS: 


BURAK, D. Modelagem de Matemática e a sala de aula, 2014.

CASTELLAR. S. M. V. A Globalização: suas interpretações no ensino de 
geografia. In: CAVALCANTI, L. de S. (Org): Temas da Geografia na Escola
Básica. Campinas: Papirus, 2013. p. 179-198.

MORAES, L. dos S. O Ensino-Aprendizagem da Matemática. In: Educação 
Integral Integrada. Goiânia, UFG, 2013. p. 127- 143.



POSTADO POR: ÉRIKA E PATRÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário